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domingo, 1 de março de 2015

O Papel do Educador no Brasil !

 
Ao Realizarmos uma reflexão sobre o motivo pelo qual o professor estuda a disciplina didática, concluímos que é para o desenvolvimento da capacidade de questionamento, pois tem a necessidade de uma visão ampla e profunda de sua atividade.

         Devemos realizar as seguintes perguntas para o professor:

         Para que tipo de ensino?

O que torna um professor especial?

O que faz um docente ser lembrado com carinho pelos alunos?

         Como deve proceder, em sala de aula, o professor ideal?

         Assim pode-se falar da importância da comunicação, que pode ser vista como uma atividade pedagógica no momento em que uma pessoa transmite para um ou mais indivíduos os conhecimentos básicos para se viver em sociedade. Pois em algum momento da vida, o indivíduo necessitará de alguém que mostre como fazer um cálculo simples ou dirigir um veículo. E ensinar não é impor ou depositar conhecimento.
         Deve-se questionar a postura do professor em sala de aula, pois geralmente, os professores geram, em sala de aula, um “distanciamento” com os alunos, em que todas as classes parecem iguais. Nem sempre o professor cria um espaço adequado para a interação em sala de aula. O principal passo para “quebrar distâncias” é considerar que o aluno é um indivíduo pertencente à realidade do professor. O aluno também ensina com a sua personalidade, o seu contexto histórico, social e cultural. O professor deve estar atento para perceber se é um bom comunicador e sabe interagir com os alunos.
         Ao analisar o vídeo sobre o que é educação. Uma entrevista de pessoas realizada na rua onde se perguntava: O que é educação e cultura? Qual é a sua opinião? O público alvo foi o mais abrangente possível, de pessoas com menor nível de escolaridade até as pessoas com maior grau de escolaridade, as respostas foram as mais diversas, e cada um tinha a sua opinião.
         Percebe-se que não há uma forma única de educação. Cada país ou sociedade apresenta valores e realidades diversas. E quais são os valores aceitos nas escolas brasileiras?

a)     Através do estudo os que são mais capazes chegam os postos mais importantes.

b)    O trabalho manual á uma ocupação inferior.

c)     Os que “não querem estudar” ficam relegados às tarefas que nossa sociedade valoriza menos.

Foi demonstrado, que Segundo o filósofo e pedagogo Dermeval Saviani, os objetivos prioritários da educação brasileira são:

a)     Educação para a Subsistência;

b)    Educação para a libertação;

c)     Educação para a comunicação;

d)    Educação para a transformação.

Ao refletimos se a educação ocorre só na escola, e concluímos que mesmo em locais em que não existe escolas há educação, desde que exista a transferência de saber entre gerações. Locais em que a educação ocorre de maneira assistemática: a família (primeira “escola”), a igreja, os sindicatos, as empresas, meios de comunicação de massa. Escola é o local em que pais e professores devem promover, de forma conjunta, educação. Transformação da escola é a transformação da sociedade. Para Paulo Freire: o fracasso da escola é o fracasso geral da sociedade.
Então se perguntou: Qual é o papel do professor? E chega-se a seguinte resposta. Professor é quem convida ao aprendizado, estimula, incentiva os estímulos positivos. Assim definimos as características de um bom professor:

a)     Aquele que oferece um bom ambiente para o aprendizado;

b)    Que faz o seu melhor no trabalho;

c)     Que sente a necessidade de se aperfeiçoar;

d)    Que respeita o pensamento de seus alunos;

e)     Que é um agente transformador.

Ao final discutimos sobre a palavra pedagogia, demos a seguinte definição: Palavra de origem grega: pais, paidós = criança = agein = conduzir = logos = tratado, ciência. Na Grécia Antiga, o pedagogo era um escravo que conduzia a criança à escola. Hoje, o pedagogo é um especialista em assuntos educacionais; licenciado em Pedagogia leciona na Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental I, atuando como professor polivalente; atua, também, como coordenador pedagógico e/ou gestor em escolas de educação básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio). Pedagogia hoje = ciência da educação; ciência e arte de educar. Pedagogia = trabalha com outras ciências como a Filosofia, a Psicologia, a Sociologia, etc.
E concluo com a definição da palavra Didática: Principal campo de estudos da Pedagogia. Objeto de estudo = a técnica de ensino-aprendizagem = métodos de ensino-aprendizagem. O resultado atual da educação no Brasil e o fracasso da escola é o fracasso geral da sociedade? Em que medida?
 
 
 
 
 
 

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