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sábado, 14 de março de 2015

O PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM !

 
Devemos responder a duas perguntas:
O que é ensino?
O ensino é uma forma sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como escolas. O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal. O ensino formal é aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma, certificação, profissionais de ensino, etc. O ensino informal está relacionado ao processo de socialização do homem. Ocorre durante toda a vida, muitas vezes até mesmo de forma não intencional. O ensino não-formal, por sua vez, é intencional. Em geral é aquele relacionado a processos de desenvolvimento de consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos, praticadas por movimentos populares, associações, grêmios, etc. Os limites entre essas três categorias de educação não são extremamente rígidos, são permeáveis. Pois estamos aprendendo constantemente e por diferentes vias e agentes.
O que é aprendizagem?
Aprendizagem é o processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo, experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas artificiais. Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está motivado.
          O processo de ensino-aprendizagem se confunde com a história da humanidade. Relação direta entre a atividade do professor (ensino) e a atividade de estudo do aluno (aprendizagem). Professor, aluno, matéria = processo dinâmico. Ensino tradicional = reducionista = aula baseada na transmissão do conteúdo e realização de exercícios repetitivos. No entanto, a realidade encontrada nas escolas brasileiras contribui para o ensino tradicional e reducionista com aula baseada na transmissão do conteúdo e realização de exercícios repetitivos.
Com a revolução da informação, o processo de ensino-aprendizagem sofrerá mudanças radicais. O pedagogo, O termo que surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz. Pedagogo é um educador profissional da Pedagogia, tal como o pedagogista, capaz de atuar em espaços escolares e em não-escolares, na implantação do ensino de sujeitos em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo. O que se deve questionar é:
Quais são as fases existentes do desenvolvimento humano no mundo contemporâneo?
Quais níveis e modalidades do processo educativo atendem as necessidades atuais?
Os espaços escolares e em não-escolares devem sofrer uma modernização?
Processo de ensino = conjunto de atividades organizadas do professor e dos alunos, com o objetivo de alcançar resultados planejados. É preciso ter como ponto de partida o nível atual cognitivo e de conhecimento dos alunos. Visto como processo deve-se contribuir para a transformação progressiva do aluno. Nesse sentido, é necessário rever o planejamento prévio para que exista um direcionamento eficaz. O processo de ensino une tanto a assimilação dos conteúdos e desenvolvimento das capacidades e habilidades. O professor colabora com a aprendizagem do aluno, no entanto, os resultados dependem do estudante.
 

 
 
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