Páginas

quinta-feira, 4 de junho de 2015

O Amor Sobrenatural !

 
         Deus existe e todas as criaturas racionais tende a Deus, é o amor natural de Deus. As criaturas racionais naturalmente amam a Deus, amam a si mesmas e amam ao outro. Há em todas as criaturas racionais um amor natural a Deus, mas também há uma potência natural de amar Deus por um amor sobrenatural, que não brota da natureza das criaturas racionais, mas brota da capacidade deste amor. Todas as criaturas racionais têm uma potência natural de amar a Deus sobrenaturalmente.
         O amor sobrenatural não é um ato que brota da natureza humana, é um dom, algo que foi doado. As criaturas racionais têm a potência natural para receber este amor. É o amor que Deus ama a si mesmo, não é o amor natural que as criaturas racionais amam a Deus, amam a si mesmas, amam aos outros. Deus é o princípio da ordem deste amor, que é o amor ágape, caritas, sobrenatural, infuso dom de Deus.
         Por um ato de misericórdia de Deus, Ele derrama sua graça sobre as criaturas racionais, e as criaturas racionais passam a amar a si mesmas como Deus ama a si mesmo, ama a Deus como Deus ama a si mesmo, ama o outro como Deus ama a si mesmo. O espírito é a parte da alma que é capaz de receber o Espírito de Deus, o amor sobrenatural.
         O pecado é a violação, transgressão, erro, falta de um princípio religioso que afasta as criaturas racionais do amor sobrenatural, é uma conversão a um bem mutável e uma aversão a Deus.
         1 – Há uma desobediência culpável do Homem (criatura racional) frente a Deus.
         2 – Há uma desobediência penal do Homem (criatura racional)
         a) Do corpo frente à alma.
         b) Dais paixões frente à razão. 

“Essa controvérsia no meu coração não é senão
de mim mesmo contra mim mesmo.”
(Santo Agostinho de Hipona) 

         A libertação do Homem (criatura racional) está na infusão do o amor ágape, caritas, sobrenatural, infuso dom de Deus. Com a infusão da graça há uma conversão a Deus e uma aversão ao pecado, não ao bem mutável, Deus está em primeiro lugar.

“O que está em primeiro lugar para você ?”
(Keller Reis Figueiredo)
 
 
 

Nenhum comentário: