Páginas

domingo, 28 de agosto de 2016

O Poder no Brasil ?



Todas as pessoas devem ser submissas aos poderes superiores?
Segundo a Bíblia no novo testamento o poder vem de Deus e é Ele quem estabelece todos os poderes que existem na terra. E os poderes que resistem à ordem de Deus, atraem a condenação sobre eles próprios. Na fala de Jesus a Pilatos no Evangelho de João (19-11), “Não terias poder algum sobre mim, se não te fosse dado do alto; por isso, quem a ti me entregou tem maior pecado”. Maior pecado dos chefes judeus e especialmente Caifás.
O que é a democracia? De onde vem o poder?
A democracia, em sua essência, diz que é um governo escolhido livremente pelo povo, sob a base da maioria, sem desrespeito das minorias. A essência da democracia consiste em ter o poder sua origem na vontade popular. Ora, essa vontade, se não tem espontaneidade de uma origem, e não é produto de deliberações, não é livre.
Será a vontade popular, a vontade do alto? A vontade de Deus?
Na Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão está escrito no Art. III: “O princípio de toda soberania reside essencialmente na nação: nenhum corpo, nenhum indivíduo pode exercer autoridade que daí não emane expressamente”.
A nação, não é o próprio povo de um país?
Este talvez seja a maior crítica ao processo de Impeachment no Brasil, processo político-criminal instaurado por denúncia no Congresso para apurar a responsabilidade, por grave delito ou má conduta no exercício de suas funções, do presidente da República, cabendo ao Senado, se procedente a acusação, aplicar ao infrator a pena de destituição do cargo.
Um governo legitimado pelo voto popular será destituído, e será entregue o poder a um governo que não foi eleito pelo povo, com um projeto político-econômico antidemocrático. Ou seja, este é o maior golpe na jovem democracia brasileira, não podemos esperar bons frutos, pois o poder não vem do alto, o poder foi usurpado politicamente.
O que poderíamos fazer de melhor?
Para o bem do povo brasileiro e da jovem democracia seria melhor que houvesse eleições diretas já. Que o povo viesse a escolher o seu novo representante com o seu projeto político-econômico. Só assim o povo estará sendo livre.


Nenhum comentário: