Páginas

domingo, 1 de julho de 2018

O Mundo sem trabalho !



        Imagine um mundo muito diferente do que vivemos hoje, um mundo sem trabalho, sem fonte de renda, sem esperança e sem futuro para a maior parte da parcela da sociedade. As pessoas trabalham por necessidade, não é por luxo, ego ou um tipo de hobby. A revolução tecnológica 4.0 prevê um momento de profunda transformação do mundo do trabalho. Haverá inúmeras inovações que irão gerar um aumento de produtividade que eliminará muitos postos de trabalho.
         O Homo Sapiens como é hoje será considerado obsoleto para o modelo de trabalho estabelecido, este Homem será marginalizado e excluído do mundo do trabalho. A vida feliz, sustentável, próspera e justa pertencerá a uma parcela reduzida da sociedade. Este fenômeno ocorrerá em praticamente todos os países, não estará restrito a países de economias em desenvolvimento.
         A pergunta que se faz é: Como poderá existir uma economia capitalista equilibrada e sustentável a longo prazo, se não houver trabalho e renda para o Homem potencialmente apto para o trabalho ?
         A revolução tecnológica ocorrerá, mas a revolução social também ocorrerá, o Homem irá lutar pela subsistência e continuidade da espécie. Se não lhe for dada a oportunidade, ele irá criar a sua oportunidade, mesmo que tenha que transformar o meio em que se vive.
         Quem produz a revolução tecnológica do século XXI tem o dever ético de produzir a revolução social no século XXI, possibilitar a existência de novas formas de se trabalhar e ter uma renda capaz de prover a vida. Caso contrário, só podemos esperar o pior, ou seja, uma sociedade em conflito, desiquilibrada, com elevado índice de violência, parecida com a sociedade da França durante a Revolução Francesa iniciada no dia 17 de junho de 1789.
         A revolução tecnológica provocará a revolução social, para que possamos continuar a viver em sociedade harmonicamente será necessário trilhar um caminho que revalorize o Homem no mundo, o seu Eu, sujeito autônomo e capaz de sobreviver às adversidades da vida, mesmo que em muitos momentos seja colocada a sua sobrevivência em jogo.
         O que vale mais? O Homem ou a técnica?
         É uma pergunta para a ética social responder, definir onde e de que forma o Homem deve estar inserido no mundo tecnológico. Qual é o papel da educação para o século XXI ?




Nenhum comentário: