Páginas

sábado, 17 de setembro de 2016

O que é melhor para o Brasil ?





         O Brasil está diante de um grande desafio, decidir o que é melhor para o povo. É uma questão que nossos líderes políticos e econômicos devem responder, e definir qual atitude deve ter para como o país. O bem estar da nação depende de decisões sábias a serem tomadas para superar a crise vigente.
         A crise que vivemos é uma crise de ideias, é a definição de um modelo econômico que proporcione uma justiça social com distribuição de renda e melhoria da qualidade de vida da população.
         O Brasil está se preparando para ser um país mais aberto, pronto para receber investimento estrangeiro, gerar emprego e renda. Ter um novo horizonte de longo prazo mais equilibrado e sustentável.
         As pessoas em sua singularidade e na sua forma coletiva de se expressar têm um apetite natural para o bem. A questão está em saber qual é este bem, como reconhecê-lo? Para Tomás de Aquino “a bondade não é somente entendida como o que seja convertível com o ente, mas, como se funda na forma substancial, implica um apetite ao verdadeiro bem”. (ALVES, 2015, 272)
         Descobrir o que é o bem é como conhecer a verdade. Se relacionar com o bem é como se relacionar com a verdade, ambos se convertem. O conhecimento se relaciona com a verdade. Segundo Tomás de Aquino “todas as coisas apetecem o bem, sejam aquelas que possuem conhecimento, sejam as que não o possuem, porque todas estão ordenadas e dispostas ao próprio efeito conveniente”. (ALVES, 2015, 274)
         Já que toda criatura deseja o bem como fim último, cabe a esta criatura buscar conhecer a verdade para poder fazer escolhas que a leve para o bem. Pois é no bem total que a criatura conhecerá a sua plenitude, o seu SER interior. As respostas para os seus conflitos e contradições e terá capacidade de formular ideias para superar as crises da vida.
         Saber o que é melhor para o Brasil é como conhecer a verdade, é conhecer o bem e direcionar os vetores da vida para este bem. Existe um caminho e este caminho é feito de escolhas, onde solicita uma contribuição de cada ente envolvido para se chegar ao bem único ao qual todos os entes tendem.
         Então para responder a pergunta: O que é melhor para o Brasil? É conhecer a verdade, e a verdade é o bem para o qual todos os entes tendem. Sendo assim, as políticas públicas e as decisões econômicas devem estar voltadas para o bem, só assim o povo poderá ser feliz.

“O Mundo Real e as coisas são apenas
reflexo de uma realidade perfeita
contida no Mundo das Ideias.”
(Platão)

Referência:
ALVES, Anderson Machado Rodrigues. Ser e dever-ser: Tomás de Aquino e o debate filosófico contemporâneo – São Paulo: Instituto Brasileiro de Filosofia e Ciência “Raimundo Lúlio” (Ramon Llull), 2015.


Nenhum comentário: