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quarta-feira, 28 de março de 2018

A Família e a Educação !



A educação é uma preocupação mundial e a família também deve ser uma preocupação mundial, pois ela é a base fundante do estudante, o futuro cidadão. A Resolução SE Nº 52/2013 descreve os perfis profissionais relacionados ao professor, dentre os quais destacamos: o perfil de educador e o perfil de docente.

O exercício profissional do educador pressupõe o desenvolvimento de competências para interpretar e correlacionar vivências de caráter ambiental, econômico, político, social, cultural e educacional e a realização de ações que promovam a qualidade da escola, sobretudo que promovam ensino e aprendizagem relevantes para uma formação integral que prepare o aluno para a atuação ética, sustentável e transformadora na vida pessoal, social, política e no mundo do trabalho.

Educar requer “uma formação geral humanista/crítica, comprometida com a construção e ampliação de uma sociedade mais justa, posicionada contra as desigualdades sociais e a qualquer forma de opressão, que garanta a todos as mesmas oportunidades de desenvolvimento de suas potencialidades” (Resolução SE-52, 2013, pág. 2).

O perfil docente tem como premissa que a prática docente deve estar alicerçada no diálogo centrado nas relações entre conhecimento e cultura, currículo e poder, promovendo a aprendizagem por meio da "pesquisa, da experimentação, da cooperação, da criatividade, que instaure processos de concepção e de realização de projetos significativos aos alunos e à comunidade em que vivem" (Resolução SE-52, 2013, pág. 6).

A Resolução também explicita que promover aprendizagem dessa natureza requer compreender a complexa relação entre a teoria e a prática e estar atento à dinâmica entre ambas, para atuar como protagonista de ações e tomar, com autonomia e responsabilidade, as decisões pedagógicas inerentes à realização do trabalho docente e à concretização dos objetivos traçados, de modo a articular duas dimensões formativas complementares e interdependentes:

A - A dimensão técnica, que se caracteriza pelo conhecimento dos conteúdos a serem ensinados e os recursos metodológicos para desenvolvê-los;

B - A dimensão política, que se caracteriza pelo compromisso público com a educação escolar, decorrente da compreensão dos aspectos históricos, filosóficos, sociológicos, psicológicos e econômicos que envolvem a educação e o ensino.

LDB - Lei de diretrizes e bases da educação nacional.

Art. 13. Os docentes incumbir-se-ão de:

I. participar da elaboração da proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

II. elaborar e cumprir plano de trabalho, segundo a proposta pedagógica do estabelecimento de ensino;

III. zelar pela aprendizagem dos alunos;

IV. estabelecer estratégias de recuperação para os alunos de menor rendimento;

V. ministrar os dias letivos e horas-aula estabelecidos, além de participar integralmente dos períodos dedicados ao planejamento, à avaliação e ao desenvolvimento profissional;

VI. colaborar com as atividades de articulação da escola com as famílias e a comunidade.

O inciso sexto do art. 13 da LDB se relaciona com a gestão democrática; a lei prevê que o professor deve ser um agente facilitador da participação da família na escola, elemento fundamental para que a gestão democrática se concretize. A família tem um papel fundamental na formação e desenvolvimento escolar do aluno, o acompanhamento dos pais, o diálogo, a presença, o estímulo faz toda a diferença no desempenho escolar do aluno. O primeiro passo a ser dado para melhorar a educação no Brasil passa pela melhora das condições de vida da família brasileira. A família é o início, a base, a referência para o modo de ser do aluno.

Zelar pela aprendizagem dos alunos implica uma relação entre o professor, seu saber, e seu modo de ensinar totalmente voltada para a garantia do direito de aprendizagem, tal como previsto na LDB (Lei n.º 9.394/1996). Ações cotidianas e rotineiras do professor podem ser entendidas como expressão dessa relação, como:

A - Considerar os conhecimentos construídos pelos alunos dentro e fora da escola;

B - Identificar e explicitar as competências a serem construídas ou mobilizadas pelos alunos;

C - Considerar, explicitar e explorar as relações interdisciplinares;

D - Contextualizar os conhecimentos, os problemas e as atividades, aproximando a produção escolar da prática social;

E - Criar e utilizar vários meios de ensino;

F - Desenvolver uma avaliação formativa e permanente durante a atividade docente, no processo de ensino e aprendizagem.

As ações cotidianas e rotineiras do professor só farão sentido para o aluno, caso o professor tenha o apoio da família do aluno, e esta família viva uma condição de estabilidade religiosa, política, social, econômica, emocional, afetiva, moral e ética. É um conjunto de valores que formam a bases fundantes de uma família direcionada para a prosperidade, capaz de conduzir o Brasil à ordem e progresso idealizados.

Fica uma pergunta:

Como esta a vida de 70 % dos brasileiros menos favorecidos?

A partir desta resposta podemos projetar o futuro do Brasil nas próximas gerações.





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