O
Mestre disse: “Aprender algo e depois poder
praticá-lo com regularidade, isso não é um contentamento?”
Em
chinês clássico, aprender e estudar correspondem ao mesmo ideograma (xue).
Tanto o processo (estudar) como seu resultado (aprender) estão unidos num único
termo, o que significa que aquilo que se estuda deve necessariamente ter uma
utilidade definida, e isso só pode ser atingido por meio de uma prática
regular.
Talvez
esse seja o que venha a dar sentido a uma vida de estudo, fazer da educação um
instrumento para a vida, com uma finalidade específica, que torne o homem apto para
enfrentar os desafios de um mundo em constante mudança.
O
questionamento que a sociedade brasileira deve fazer sobre o Ensino Básico, que
envolve o Ensino Infantil, Ensino Fundamental e o Ensino Médio, momento da vida
em que se adquirem bases fundantes que influenciam na formação da personalidade.
É se o estudante ao terminar essa etapa da vida é capaz de ter uma atitude
prática para com a vida.
Do
contrário, qual seria a finalidade de um período longo de estudo?
Onde
se aprende a ter uma visão de si e uma visão de mundo, para poder fazer uma
escolha por uma profissão, que irá acompanhá-lo em toda a sua vida.
O
foco central de uma profissão está na sua utilidade para com a vida, que venha
influenciar positivamente a vida das pessoas, ser uma alavanca do
desenvolvimento sustentável.
Assim, se faz a
seguinte pergunta:
O modelo educacional do
início do século XXI presente no Brasil torna as pessoas úteis, capazes do
exercício de vossas profissões de forma práticas a responder aos desafios
contemporâneos?
Os estudantes e futuros
profissionais estão conscientes dos tipos de desafios que existem? E como dar
uma resposta prática a partir de suas atitudes e ações?
A vida passa tudo muda
e o que fica é o nosso legado, que também pode ser substituído pelo futuro que
se apresenta. O que está ao nosso alcance é tornar a nossa existência algo
marcante que sirva de inspiração para as gerações futuras.
A pergunta que toda
instituição de ensino deveria fazer aos seus alunos é:
Quem quer ter uma vida
marcante? Viver e não sentir que o tempo apenas passou, mas que tudo ao seu
redor fez sentido e foi útil?
A educação é o
instrumento que dá um sentido existencial para o ser humano. Nos torna capaz de
fazer escolhas, enriquecer a existência e dinamiza o movimento do Vir a ser.
Sem a educação seríamos como andarilhos cegos, movidos pela ação do tempo e
nunca saberíamos aonde chegar. Estaríamos perdidos em nossa própria existência.
Um desespero existencial. Assim, a educação tem uma utilidade, dar uma visão de
mundo e uma visão de si ao estudante. O professor é o mestre que guia o aluno
na sua jornada vital, um caminho só de ida, pois o tempo não para e jamais
retorna ao passado.
Vamos descobrir se os alunos
se sentem úteis para um dia caminhar?
A Atual Situação do Aluno e da Educação no Brasil ● Clóvis de Barros Filho
Educação e a Reforma do Ensino Médio ● Mario Sergio Cortella
Educação e a Reforma do Ensino Médio ● Mario Sergio Cortella
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