Devemos responder a
duas perguntas:
O que é ensino?
O ensino é uma forma
sistemática de transmissão de conhecimentos utilizada pelos humanos para
instruir e educar seus semelhantes, geralmente em locais conhecidos como
escolas. O ensino pode ser praticado de diferentes formas. As principais são: o
ensino formal, o ensino informal e o ensino não-formal. O ensino formal é
aquele praticado pelas instituições de ensino, com respaldo de conteúdo, forma,
certificação, profissionais de ensino, etc. O ensino informal está relacionado
ao processo de socialização do homem. Ocorre durante toda a vida, muitas vezes
até mesmo de forma não intencional. O ensino não-formal, por sua vez, é
intencional. Em geral é aquele relacionado a processos de desenvolvimento de
consciência política e relações sociais de poder entre os cidadãos, praticadas
por movimentos populares, associações, grêmios, etc. Os limites entre essas
três categorias de educação não são extremamente rígidos, são permeáveis. Pois
estamos aprendendo constantemente e por diferentes vias e agentes.
O que é aprendizagem?
Aprendizagem é o
processo pelo qual as competências, habilidades, conhecimentos, comportamento
ou valores são adquiridos ou modificados, como resultado de estudo,
experiência, formação, raciocínio e observação. Este processo pode ser
analisado a partir de diferentes perspectivas, de forma que há diferentes
teorias de aprendizagem. Aprendizagem é uma das funções mentais mais
importantes em humanos e animais e também pode ser aplicada a sistemas
artificiais. Aprendizagem humana está relacionada à educação e desenvolvimento
pessoal. Deve ser devidamente orientada e é favorecida quando o indivíduo está
motivado.
O processo de ensino-aprendizagem se
confunde com a história da humanidade. Relação direta entre a atividade do
professor (ensino) e a atividade de estudo do aluno (aprendizagem). Professor,
aluno, matéria = processo dinâmico. Ensino tradicional = reducionista = aula
baseada na transmissão do conteúdo e realização de exercícios repetitivos. No
entanto, a realidade encontrada nas escolas brasileiras contribui para o ensino
tradicional e reducionista com aula baseada na transmissão do conteúdo e
realização de exercícios repetitivos.
Com a revolução da
informação, o processo de ensino-aprendizagem sofrerá mudanças radicais. O
pedagogo, O termo que surgiu na Grécia Clássica, da palavra παιδαγωγός cujo
significado etimológico é preceptor, mestre, guia, aquele que conduz. Pedagogo
é um educador profissional da Pedagogia, tal como o pedagogista, capaz de atuar
em espaços escolares e em não-escolares, na implantação do ensino de sujeitos
em diferentes fases de desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades
do processo educativo. O que se deve questionar é:
Quais são as fases
existentes do desenvolvimento humano no mundo contemporâneo?
Quais níveis e modalidades
do processo educativo atendem as necessidades atuais?
Os espaços escolares e
em não-escolares devem sofrer uma modernização?
Processo de ensino =
conjunto de atividades organizadas do professor e dos alunos, com o objetivo de
alcançar resultados planejados. É preciso ter como ponto de partida o nível
atual cognitivo e de conhecimento dos alunos. Visto como processo deve-se
contribuir para a transformação progressiva do aluno. Nesse sentido, é
necessário rever o planejamento prévio para que exista um direcionamento
eficaz. O processo de ensino une tanto a assimilação dos conteúdos e
desenvolvimento das capacidades e habilidades. O professor colabora com a
aprendizagem do aluno, no entanto, os resultados dependem do estudante.
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