Ao Realizarmos uma reflexão sobre o
motivo pelo qual o professor estuda a disciplina didática, concluímos que é
para o desenvolvimento da capacidade de questionamento, pois tem a necessidade
de uma visão ampla e profunda de sua atividade.
Devemos realizar as seguintes perguntas
para o professor:
Para que tipo de ensino?
O que torna um professor especial?
O que faz um docente ser lembrado com
carinho pelos alunos?
Como deve proceder, em sala de aula, o
professor ideal?
Assim pode-se falar da importância da
comunicação, que pode ser vista como uma atividade pedagógica no momento em que
uma pessoa transmite para um ou mais indivíduos os conhecimentos básicos para
se viver em sociedade. Pois em algum momento da vida, o indivíduo necessitará
de alguém que mostre como fazer um cálculo simples ou dirigir um veículo. E
ensinar não é impor ou depositar conhecimento.
Deve-se questionar a postura do
professor em sala de aula, pois geralmente, os professores geram, em sala de
aula, um “distanciamento” com os alunos, em que todas as classes parecem
iguais. Nem sempre o professor cria um espaço adequado para a interação em sala
de aula. O principal passo para “quebrar distâncias” é considerar que o aluno é
um indivíduo pertencente à realidade do professor. O aluno também ensina com a
sua personalidade, o seu contexto histórico, social e cultural. O professor
deve estar atento para perceber se é um bom comunicador e sabe interagir com os
alunos.
Ao analisar o vídeo sobre o que é
educação. Uma entrevista de pessoas realizada na rua onde se perguntava: O que
é educação e cultura? Qual é a sua opinião? O público alvo foi o mais
abrangente possível, de pessoas com menor nível de escolaridade até as pessoas
com maior grau de escolaridade, as respostas foram as mais diversas, e cada um
tinha a sua opinião.
Percebe-se que não há uma forma única
de educação. Cada país ou sociedade apresenta valores e realidades diversas. E
quais são os valores aceitos nas escolas brasileiras?
a)
Através
do estudo os que são mais capazes chegam os postos mais importantes.
b)
O
trabalho manual á uma ocupação inferior.
c)
Os
que “não querem estudar” ficam relegados às tarefas que nossa sociedade
valoriza menos.
Foi demonstrado, que Segundo o filósofo
e pedagogo Dermeval Saviani, os objetivos prioritários da educação brasileira
são:
a)
Educação
para a Subsistência;
b)
Educação
para a libertação;
c)
Educação
para a comunicação;
d)
Educação
para a transformação.
Ao refletimos se a educação ocorre só na
escola, e concluímos que mesmo em locais em que não existe escolas há educação,
desde que exista a transferência de saber entre gerações. Locais em que a
educação ocorre de maneira assistemática: a família (primeira “escola”), a
igreja, os sindicatos, as empresas, meios de comunicação de massa. Escola é o
local em que pais e professores devem promover, de forma conjunta, educação.
Transformação da escola é a transformação da sociedade. Para Paulo Freire: o
fracasso da escola é o fracasso geral da sociedade.
Então se perguntou: Qual é o papel do
professor? E chega-se a seguinte resposta. Professor é quem convida ao
aprendizado, estimula, incentiva os estímulos positivos. Assim definimos as
características de um bom professor:
a)
Aquele
que oferece um bom ambiente para o aprendizado;
b)
Que
faz o seu melhor no trabalho;
c)
Que
sente a necessidade de se aperfeiçoar;
d)
Que
respeita o pensamento de seus alunos;
e)
Que
é um agente transformador.
Ao final discutimos sobre a palavra
pedagogia, demos a seguinte definição: Palavra de origem grega: pais, paidós =
criança = agein = conduzir = logos = tratado, ciência. Na Grécia Antiga, o
pedagogo era um escravo que conduzia a criança à escola. Hoje, o pedagogo é um
especialista em assuntos educacionais; licenciado em Pedagogia leciona na
Educação Infantil e/ou Ensino Fundamental I, atuando como professor
polivalente; atua, também, como coordenador pedagógico e/ou gestor em escolas
de educação básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio). Pedagogia hoje =
ciência da educação; ciência e arte de educar. Pedagogia = trabalha com outras
ciências como a Filosofia, a Psicologia, a Sociologia, etc.
E concluo com a definição da palavra
Didática: Principal campo de estudos da Pedagogia. Objeto de estudo = a técnica
de ensino-aprendizagem = métodos de ensino-aprendizagem. O resultado atual da
educação no Brasil e o fracasso da escola é o fracasso geral da sociedade? Em
que medida?
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