A
retomada da disciplina de filosofia no currículo de ensino da educação básica do
estudante brasileiro ocorreu ao longo da história de forma irregular, há
momentos que esteve presente e há momentos que esteve ausente. Atualmente, por
força de lei, a filosofia está presente de forma obrigatória no currículo
escolar da educação básica. Por se tratar de um tempo recente e curto, a
situação ainda é muito instável e a filosofia ainda sofre ataque de líderes
políticos através de visões influenciadas por espectros ideológicos.
A
filosofia sempre representou uma disciplina que desperta temor para governos
totalitários, pois possibilita a seus estudantes a habilidade crítica para ver
o mundo e a capacidade de criar conceitos que enfrentam os desafios vigentes.
Percebe-se que não há um único caminho a seguir, mas a convivência histórica
dialética de posições políticas antagônicas, que se materializam a longo do
tempo.
Ou
seja, não é só a maioria que tem vez e voz, mas as minorias passam a serem
ouvidas e lutarem pelos seus direitos, entendendo que todos são iguais e estão
sujeitos à mesma lei como cidadãos, é à base ideológica de muitos movimentos
sociais. Os estudantes ao final do ensino médio devem dominar os conhecimentos
de filosofia e sociologia necessários ao exercício da cidadania conforme a LDB
de 1996. O que fortalece politicamente a existência e funcionamento de um Estado
democrático. E é em 2008, que a filosofia é implantada, por força de lei, de
forma definitiva no currículo de ensino básico.
Devemos
lembrar que a luta pela redemocratização, cidadania e inclusão social faz parte
do dia a dia da classe social menos favorecida e das minorias, que em momentos
de forte opressão são marginalizadas e excluídas da sociedade. Para
enfrentarmos as injustiças sociais, o professor de filosofia deve formar
cidadãos esclarecidos, reflexivos e críticos. A formação humanística do aluno
deve criar cidadãos éticos, críticos, sujeitos e protagonistas.
A
educação básica da população é muito importante para a formação de um Estado
democrático e livre, capaz de se autodeterminar no seu presente e projetar o
seu futuro. É à base da formação de um cidadão preparado para a vida.
Os
desafios da filosofia para a educação básica no Brasil: 1ª Formação de docentes,
2ª O que se entende por filosofia deve ser melhor definido, a filosofia não é
uma única filosofia, mas uma área de conhecimento com diversas filosofias. A
filosofia é um desafio que nos torna tolerante para com os diversos pontos de
vista. Exercer filosofia á assumir uma atitude filosofante, de natureza diversa
e plural. A filosofia pode possibilitar a consolidação democrática.
Fonte: Entrevista com a Profa. Adriana Mattar Maamari
Fonte: Entrevista com a Profa. Adriana Mattar Maamari
Mário Sérgio Cortella - Filosofia nas escolas
Mário Sergio Cortella | Qual a postura ideal do professor ?
Mário Sergio Cortella | Qual a postura ideal do professor ?
Nenhum comentário:
Postar um comentário