Por
ética, podemos entender o juízo de apreciação feito com o propósito de orientar
a conduta humana amparada no discernimento do bem e do mal.
O monoteísmo ético judaico cristão está
solidamente edificado não apenas sobre códigos ou doutrinas religiosas e
espirituais das leis bíblicas, mas sobre a pregação enfática dos profetas
bíblicos em favor da justiça social e de seus efeitos na sociedade.
A ética encontra-se estreitamente
relacionada, portanto, às questões políticas urgentes e à justiça social,
valores que norteiam a conduta coletiva do povo e da nação. A ética bíblica
traz exigências ligadas ao bem coletivo do povo.
Os sábios ensinam que o há um
compromisso com a igualdade e com a unidade dos seres humanos. “Leis da
Santidade”, (Lv 17-26): “Amarás o teu próximo como a ti mesmo.”
(Lv 19,18)
É a exigência da ética do amor ao
próximo por sermos todos iguais. Exige consideração para com a vida, a saúde,
os poderes e as propriedades do vizinho.
Assim, viver a religião, fazer um
testemunho de sua crença, seja no ambiente privado ou público, é participar da
vida privada e da vida pública, e em um ano de eleições, para os que acreditam
e professam esta fé, é um momento para escolhermos líderes que sejam capazes de
por em prática: “O amor ao próximo como
a ti mesmo.” Ou seja, ser capaz de
promover a justiça social e seus efeitos na sociedade.
“Fazemos nossos caminhos e lhes chamamos destino.”
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