Páginas

quinta-feira, 16 de abril de 2020

O que significa “ORDEM E PROGRESSO” na Bandeira Nacional ?




O que está escrito na Bandeira Nacional da República Federativa do Brasil, proclamada em 15 de novembro de 1889, é “ORDEM E PROGRESSO”: A ordem por base, o progresso por fim. São ideais que têm sua origem no movimento republicano brasileiro liderado pelos militares, onde teve uma forte influência da corrente filosófica positivista, ideologia que deu origem ao movimento social da época.
O Positivismo é uma doutrina fundada por Augusto Comte (1798-1857), que além de compreender uma teoria da ciência, é, também, e especialmente, uma reforma da sociedade e uma religião. Nasceu como reação à filosofia romântica especulativa do século XIX. Inclui o movimento positivista correntes das mais diversas; utilitarismo, biologismo, pragmatismo, sensualismo, materialismo, etc. que lhe são afins, o que torna difícil precisar o sentido claro do positivismo. Se atentarmos aos seus elementos mais importantes, constitui ele uma teoria do saber, que se nega a admitir outra realidade que não seja a dos fatos e a investigar outra coisa que não sejam as relações entre os fatos.
O positivismo tem uma aversão sem limites à metafísica. Repele o saber metafísico, o conhecimento a priori, a intuição direta do inteligível e a crítica gnosiológica. Hostiliza o positivismo todo o sistema, toda construção e dedução, e reduz a filosofia à ciência.
Todo o projeto de desenvolvimento do Brasil após a proclamação da República tem como fonte de inspiração a corrente filosófica positivista, o modelo de Estado, a estrutura educacional, a política, o direito, a economia. A sociedade brasileira mudou, as religiões passaram a estar restritas ao espaço doméstico, o Estado tornou-se laico, a sociedade é regida pela razão (ORDEM) e a ciência (PROGRESSO).
A atitude de nossas lideranças políticas no enfrentamento da pandemia do COVID-19 tem que fazer jus ao que está escrito na Bandeira Nacional, o uso da razão (ORDEM) e a ciência (PROGRESSO). Qualquer caminho diferente deste caminho, representa o risco de retrocesso, de voltarmos ao obscurantismo. A sociedade não pode ser liderada e nem movida por um comportamento irracional, fundamentalista, sem esta amparada pela verdade científica.